Angola espera-nos...(ou nós esperamos Angola...?)

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Babel

Ontem fomos ver o filme "Babel"!
Já tinha visto uma apresentação e entrevista ao realizador. Mas não pensei que o filme tivesse tanto impacto em mim!
Acho-o bastante angustiante, mas angustiante no sentido de que nos envolvemos com as personagens! O realizador, Alejandro González Iñárritu, consegue dar-lhes realidade!





O que mais gostei no filme é mesmo esse sentido de realidade! Não é a realidade de Holywood que nos habituámos a ver, mas a realidade de um mundo sem fronteiras, onde cada ser humano tem os seus dramas. E todos esses dramas estão interligados!


Marrocos, Mexico, EUA ou Japão...! Estes são os cenários! E em qualquer um deles existem pessoas boas e más, pessoas que tomam atitudes/decisões boas e más, pessoas que vivem...! E pessoas cujas decisões têm implicações na vida de tantos outros! Não vivemos sozinhos no mundo!


Deixo apenas uma nota a dois grandes actores (podia ser ao Brad Pitt, que continua bom todos os dias - bom actor claro!!): os rapazes marroquinos tiveram um desempenho fantástico! Gostei imenso!



Aconselho!

Beijinhos Sem Fronteiras

PS - Babel, em acadiano, é Bab ilu. Deriva de Bad ("porta", "portão") e ilu ("Deus") e significa "Porta de Deus". Para os judeus adquiriu o significado de "confusão" em harmonia com Gênesis 11:9. Moisés terá derivado o nome Babel, em hebr. Bavél, da raiz do verbo ba.lál, que significa "confundir". Curiosamente, Bab e El sugere uma combinação do acadiano Bab ("porta", "portão") com o hebraico El ("Deus", abreviatura usada para Elóhah e Elohím).

:: posted by Cat, 10:44 da tarde

0 Comments:

Add a comment