Angola espera-nos...(ou nós esperamos Angola...?)

quinta-feira, setembro 14, 2006

Bailundo

Comprometi-me a actualizar o blog... e é o minimo que posso fazer (têm razão!!).


Pensei em talvez começar pelo mais "fácil". Vou começar pelo Bailundo!Não é que tenha sido o dia mais fácil da ponte (nem faço ideia qual foi!!LOL). Mas foi um dia onde me lembro de sentir uma paz enorme...(mas este sentimento não é muito partilhado no grupo). Quando falo no Bailundo, não me refiro à localidade em si, mas à missão católica do Bailundo. Acho que deu para perceber como eram realmente as missões portuguesas há 40 anos atrás. Mas o local em si, com arvores grandiosas e uns montes fantásticos, onde o gado pastava sob o olhar atento de um menino pastor, vai-me ficar na memoria.




O Padre Bongo é quem assumiu a missão, depois do Padre Moreira ter sido assassinado. Este é o que torna tudo tão irreal: a paz do lugar, torna impossível de acreditar que uma barbaridade daquelas tinha acontecido no dia a seguir a ter contado aos meus pais que viria para Angola (Fevereiro)!

No dia da visita ao Bailundo, tivemos a nossa primeira "super-missa"! foram 4h...de danças, canticos, palmas, alegria, entrega e fé! Numa Eucaristia onde foram crismados dezenas de jovens, e onde o povo deu o pouco que tinha! Isto mostra-nos o nosso egoísmo: quem tem menos (leia-se bens materiais!!), tem mais facilidade em despegar-se do que lhe pertence. Os alimentos que foram oferecidos no Ofertório bem o revelou!

A maior das lições que fica é a dificuldade e complexidade do que é a Missão! Para além da cultura diferente, e do contexto diferente, existe ainda a dificuldade de adapatação que qualquer ser humano sente num ambiente diferente ao seu... ser missionário é um grande desafio!Mas eles estão prontos a entregarem-se ao outro!

Aqui fica a minha homenagem a todos os missionarios(as) que nos acompanharam neste mês de Agosto. Em especial ao P.Moreira que fez da sua vida um exemplo de doação e coragem.

Beijinhos sem Fronteiras

:: posted by Cat, 12:03 da manhã

2 Comments:

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Blogger Funny, at 25 setembro, 2006 20:36  
A paz interior é uma coisa que vem de dentro, naturalmente há determinados contextos ou situações que favorecem a sua vivência.

A este propósito aconselho esta leitura http://luznaescuridao.blogspot.com/2006/09/sintomas-de-paz-interior.html
Blogger Funny, at 25 setembro, 2006 20:37  

Add a comment